quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

RESGATE DE EMPRESA



Caros amigos leitores,

A grande quantidade de empresas que desaparecem antes de completarem dois anos de vida é a motivação deste blog, que tem como objetivo ajudar o empresário e o estudante na difícil tarefa de planejar, criar, desenvolver e controlar empresa, de  forma objetiva e simples, com os temas a seguir, já publicados:






-PONTO DE EQUILÍBRIO A BÚSSOLA DO EMPRESÁRIO
http://www.piresconsultores.com/2013/05/a-bussola-do-empresario.html

-FLUXO DE CAIXA (CASH FLOW) - ORÇAMENTO DA EMPRESA
http://www.piresconsultores.com/2013/06/fluxo-de-caixa-cash-flow-orcamento-da.html

-REFLEXO DA INFLAÇÃO SOBRE O ORÇAMENTO
http://www.piresconsultores.com/2013/06/reflexo-da-inflacao-sobre-o-orcamento.html

-ORÇAMENTO INFLACIONADO
http://www.piresconsultores.com/2013/07/orcamento-inflacionado.html

-SIMPLES NACIONAL - LUCRO PRESUMIDO - LUCRO REAL

http://www.piresconsultores.com/2013/10/simples-nacional-lucro-presumido-lucro.html

- RESGATE DE EMPRESA
http://www.piresconsultores.com/2013/12/resgate-de-empresa.html

- GLOBALIZAÇÃO DA CONTABILIDADE
http://www.piresconsultores.com/2014/01/globalizacao-da-contabilidade.html

- BALANÇO PATRIMONIAL
http://www.piresconsultores.com/2014/01/balanco-patrimonial.html

- DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO
http://www.piresconsultores.com/2014/01/demonstracao-do-resultado-do-exercicio.html
Os custos que ocorrem em um negócio, muitas vezes, não são considerados para o estabelecimento do preço de venda, por exemplo: 13º salário, férias com mais 1/3 e das provisões para aviso prévio e multa 40% do FGTS que tem de ser paga quando do desligamento de empregado.

Outro ponto importante é o cálculo do custo do homem-hora para efeito de cálculo do preço de venda, que não se confunde com o apurado pela Contabilidade da empresa, cujo objetivo é mais fiscal do que gerencial, não incluindo provisões retro mencionadas.

Embora tais provisões possam ser incluídas no Balanço como provisões para contingências, porém, não são dedutíveis para efeito de apuração do Lucro Real do Imposto de Renda.

Há ainda, as despesas indiretas de fabricação, os custos comerciais e impostos incidentes, despesas financeiras, despesas administrativas, e também o lucro a ser considerado.

Nosso modelo observa ainda a terceirização, muito comum em empresas, que permite o aumento de produção sem a necessidade de aumento da área fabril, permitindo maior produtividade, por conseguinte melhor preço de concorrência.

As despesas comerciais e impostos são destaque, pois, juntamente com o custo de mercadorias, ou dos produtos fabricados, conforme for o caso, compõem as despesas variáveis, ou seja,  aquelas que variam de acordo com o volume das vendas.

O Ponto de equilíbrio é instrumento de suma importância para a gestão da empresa. Tal apuração é importante, pois, além de informar o nível de venda a partir do qual a empresa passa a ter lucro, ou seja, não apresenta prejuízo, serve como aguilhão do próprio empresário, incentivando-o a procurar novos clientes para o incremento do negócio. É uma verdadeira bússola, guiando o empresário para seu objetivo.

Prever o futuro da empresa é elaborar um orçamento, com estimativas, mês a mês, baseado em critérios técnicos que procuramos passar de forma simples, sob o título Fluxo de Caixa (Cash Flow) – Orçamento da Empresa. É de se observar que os valores apresentados levam em consideração a política de vendas da empresa, considerando a sazonalidade da economia.

O Fluxo de Caixa é um reflexo do orçamento, sendo o principal instrumento para o planejamento da gestão financeira da empresa.

As Microempresas – ME e Empresas de Pequeno Porte, inscrita no SIMPLES NACIONAL são objeto de nossos comentários, tendo como enfoque o estabelecimento do preço de venda.

Controlar a empresa é criar elementos que permitam controlar receitas e despesas, independente de haver, ou não, uma contabilidade na empresa.

Com o orçamento detalhado, mês a mês, elaborado na forma sugerida, e anotando-se as receitas e despesas numa simples folha de papel, ao final de cada mês, totalizadas as despesas e receitas, transcrevendo-as  para a coluna “Real” do Orçamento, podemos comparar os valores previstos e o real de cada despesa, havendo, assim, um controle financeiro e orçamentário eficiente.

A inflação é um fator a ser considerado, pois, a experiência demonstra que o planejamento sem considerá-la nas projeções induz a equívoco que pode resultar em prejuízo. 

Para melhor prever o resultado da empresa, elaboramos o Orçamento Inflacionado, considerando o Orçamento com base no valor presente projetado, apurando receita e despesa, bem como resultado da empresa, mês a mês considerando a inflação.

Conhecer as regras do Imposto de Renda sobre a pessoa jurídica é indispensável para se optar pelo regime de tributação mais benéfico à empresa. Uma opção equivocada pode levar à falência. Neste sentido, o Orçamento Inflacionado pode ajudar na opção certa.

Resgate de empresa tem por objetivo chamar à  atenção para os riscos que se corre não adotando a administração estratégica sugerida no blog.

A globalização da Contabilidade é uma realidade. Temos de ajustar a Contabilidade das empresas às normas internacionais. O blog apresenta, de forma simples, o que é Contabilidade, permitindo que todos tenham possibilidade de entender os relatórios Contábeis. 

O Balanço Patrimonial é apresentado observando as alterações ocorridas na Leis das Sociedades Anônimas, que se aplica às demais empresas.

A Demonstração de Resultado do Exercício observa a Lei 6404 ajustada às normas internacionais.

A Demonstração dos Fluxos de Caixa estabelecida pela Lei 6404, que exige a demonstração dos três fluxos: a) das operações, b) dos financiamentos e c) dos investimentos.


Caros amigos, não tenham pressa em ler tudo de uma só vez, pois, embora os temas sejam colocados de forma simples, é necessário o entendimento de cada etapa para facilitar a compreensão do próximo, pois o modelo apresentado é a continuidade de uma ideia, que começa com “OS PRIMEIROS PASSOS NA CRIAÇÃO DE UMA EMPRESA”, a seguir, “CUSTO DE MÃO-DE-OBRA-DIRETA” para o estabelecimento do preço de venda, começando da postagem mais antiga para a mais recente, observando as datas das postagens.

Agradeço aos amigos que estão enviando mensagens, que são um estímulo à continuidade deste trabalho. Divulgue-o entre seus amigos e conhecidos. Caso precisem, entrem em contato.
 
Meu desejo é que você seja um empresário vencedor, ou um estudante com bom futuro profissional!

Caso precise de ajuda, envie um e-mail para "pires.antoniocarlos@gmail.com". Teremos prazer em colaborar.